Sustentabilidade
Responsabilidade Ambiental: O Nosso Compromisso com o Futuro
O ciclo do papel e do cartão
Desde a sua fundação que o negócio da Papéis Vouga assenta num modelo de economia circular.
Recuperamos resíduos de papel e cartão canelado que introduzimos no nosso processo de produção de papel em bobine 100% reciclado. Este papel em bobine será transformado em novas embalagens de cartão canelado, garantindo que os resíduos são convertidos em novos produtos, evitando o seu envio para aterro.





O ciclo da água
A água é um recurso extremamente importante para o nosso processo produtivo. Enquanto consumidores intensivos deste recurso natural cada vez mais escasso, torna-se vital promover a eficácia da sua utilização. Desde há muitos anos que o consumo de água no processo produtivo de papel e cartão canelado se efetua em circuito fechado, assegurando que todo o efluente é devidamente tratado e reutilizado na produção de papel em bobine.
Esta prática permite-nos reduzir em mais de 90% o consumo de água limpa face às nossas necessidades e consequentemente minimizar o impacto ambiental da atividade no meio ambiente.
A valorização dos materiais
A eficiência do uso de materiais é vital para a sustentabilidade e nesse sentido, procuramos diariamente novas formas de reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar, para acabar com a economia linear onde os produtos terminam seu ciclo de vida no aterro.
Os nossos produtos são completamente recicláveis e por esse motivo, os resíduos de papel e cartão gerados internamente são valorizados através da sua incorporação na produção interna de papel reciclado em bobine que anualmente valoriza aproximadamente 10.000 toneladas de resíduos de papel e cartão. Os restantes resíduos são encaminhados para operadores licenciados e mais de 90% seguem para valorização.

A energia que nos move
Comprometida com as metas de redução das emissões de CO2 definidas, a Papéis Vouga está empenhada em melhorar sua eficiência energética e aumentar o consumo de energia a partir de fontes renováveis.
Nesse sentido tem investido ao longo dos anos em tecnologias mais eficientes e na reorganização dos processos produtivos, de modo a reduzir o consumo de energia. A par disso, até ao final de 2023 prevê a instalação de uma Unidade de Produção de Autoconsumo (UPAC) a partir de painéis fotovoltaicos com uma potência de 999kWp, sendo esperada uma redução anual de 235 ton nas emissões de CO2, o equivalente a plantar 10.689 árvores.
Preservação da floresta: Um compromisso com a sustentabilidade global
A fibra de madeira é a matéria-prima base de todos os nossos produtos, sendo por isso uma prioridade contribuir para sua utilização de forma responsável e sustentável, colaborando assim na preservação dos ecossistemas florestais. Com vista à concretização dos nossos objetivos, procedemos em 2018 à certificação da cadeia de responsabilidade florestal (CdR) pelo FSC®, assegurando que todo o papel reciclado produzido internamente é certificado FSC® e que todo o papel adquirido ao exterior é também certificado ou de origem controlada.
O nossos produtos são desenvolvidos de acordo com as necessidades dos nossos clientes utilizando apenas fibras recicladas ou numa combinação com fibras virgens. No entanto, as fibras de papel reciclado representam mais de 85% do total de fibras incorporadas nos nossos produtos.
Incorporação de 85% de matéria-prima reciclada nas embalagens comercializadas (dados de 2022).
Produção interna de papel em bobine 100% reciclado.
Compromisso de compra de papéis de base florestal certificados FSC ®.
Um Rumo Sustentável
Conte com a Papéis Vouga!